Psicologia
A psicologia atua como ferramenta indispensável no processo de enfrentamento do câncer, buscando incentivar a participação ativa do paciente no seu tratamento, estimulando ações que melhorem a qualidade de vida e trabalhando a comunicação entre paciente, família e equipe médica.
O principal objetivo é oferecer ao doente, à família e a toda a equipe de saúde envolvida no tratamento, apoio emocional que lhes permita enfrentar a doença, melhorando a qualidade de vida em todos os estágios, desde a prevenção, o diagnóstico, o tratamento, até a cura ou os cuidados paliativos.
Evidências de estudos recentes mostram que os sentimentos podem ser um fator importante no desenvolvimento da doença. O estresse pode acarretar efeitos imunodepressores e potencialmente relevantes para a gênese das neoplasias malignas (câncer). Portanto, o mais importante é como lidamos com os eventos adversos da vida, pois isso determina nosso estado emocional, agindo na manutenção ou não de fontes internas de estresse.
Por meio do suporte psicológico, o enfrentamento da doença pode ser mais tranquilo, uma vez que será possível falar abertamente sobre todas as aflições que acometem o paciente e sua família, afastando pensamentos e sentimentos negativos, constituindo uma variável significativa sobre os resultados do tratamento.
A psicóloga da San Giovanni Oncologia está à disposição para auxiliar o paciente, sua família e a equipe multidisciplinar envolvida no tratamento no que for necessário.